Como tornar a visita ao veterinário uma experiência positiva para o seu cão
Para alguns cães, uma visita ao veterinário pode ser uma experiência altamente estressante. Assim que você chega ao consultório do veterinário, seu cão pode mostrar sinais de angústia, como ganidos, tremores ou relutância em se mover, o que pode ser preocupante para os donos de animais de estimação.
Então, existe uma maneira de fazer com que seu cão realmente aproveite a ida ao veterinário?
Paciência e empatia
Por meio da paciência e da empatia, você pode melhorar significativamente a experiência das visitas ao veterinário e torná-las menos intimidantes para todas as partes envolvidas.
Então, o que os donos de animais de estimação podem fazer para tornar a visita ao veterinário mais positiva?
Permitir que seu animal de estimação se acostume com viagens de carro como uma maneira de reduzir o estresse relacionado à viagem no dia da consulta é algo que pode contribuir e muito com a redução do estresse no momento da consulta veterinária.
Comece gradualmente apresentando seu animal de estimação ao carro, permitindo que ele explore o veículo enquanto oferece petiscos para criar uma associação positiva com o carro. Passe um tempo com seu animal de estimação no carro estacionado, proporcionando atenção positiva e mais petiscos para reforçar essa conexão positiva.
Você pode então avançar para fazer pequenas viagens, como dar marcha ré na garagem ou dar uma volta curta no quarteirão, para demonstrar que as viagens de carro não são inerentemente assustadoras.
É recomendável aumentar gradualmente a duração das viagens de carro, com destinos agradáveis, juntamente com atenção positiva abundante e petiscos tentadores para motivar seu animal de estimação.
Antes de seu cão sequer entrar na sala de exames, há mais um passo que os veterinários recomendam antes do primeiro check-up: as “visitas felizes” ao veterinário.
Essas visitas envolvem os donos de animais de estimação levando seus cães ao consultório veterinário para cumprimentar a equipe na recepção ou na área de tratamento. Durante essas visitas, a equipe pode oferecer petiscos aprovados e muitos elogios, evitando quaisquer experiências “negativas”, como vacinações.
Essas “visitas felizes” têm como objetivo tornar o ambiente veterinário menos intimidante. Isso se dá, sobretudo, porque a maioria dos animais de estimação normalmente visita o veterinário apenas quando percebe algo negativo acontecendo.
Fazer paradas amigáveis no consultório de forma positiva pode ajudar a diminuir o fator de medo associado à clínica. No entanto, é importante ligar com antecedência e confirmar se a equipe da clínica tem tempo para oferecer atenção positiva ao seu animal de estimação.
Uma abordagem alternativa, que envolve trazer os petiscos e brinquedos favoritos de seu cão para a clínica ou hospital também é uma maneira de fazer com que as visitas ao veterinário se tornem mais agradáveis. Se nenhuma dessas estratégias parecer funcionar, é aconselhável consultar seu veterinário para obter recomendações sobre produtos calmantes ou medicamentos que possam ajudar a aliviar a ansiedade de seu amigo peludo.
Carinho e tranquilidade são as chaves para um atendimento mais positivo
Uma vez que você chega ao consultório do veterinário, é fundamental manter um ambiente calmo e composto para garantir uma visita agradável. Quando os tutores de animais de estimação permanecem calmos, é mais provável que seus cães também fiquem calmos.
Os animais de estimação conseguem perceber as emoções de seus donos e, em um ambiente desconhecido, eles procuram seus donos por pistas sobre o que esperar. Manter a voz calma e firme, evitando elevá-la e tranquilizando seu cão pode fazer uma grande diferença em ajudá-lo a se sentir à vontade.
No entanto, se seu cão não responder às suas dicas de tranquilidade, o auxílio farmacológico em forma de petiscos calmantes também pode se tornar uma opção.
Os veterinários podem discutir medicamentos com prescrição que podem gerenciar eficazmente a ansiedade de seu cão, oferecendo uma solução segura e de ação curta para tornar a visita ao veterinário menos propensa a provocar ansiedade.
Se você já está trabalhando com um treinador de cães, também pode discutir as visitas ao veterinário com eles. A busca por treinamentos para a melhoria do comportamento geral, especialmente para cães ansiosos ou aqueles com agressão baseada no medo é uma forma de melhorar a relação do cachorro com profissionais de saúde.
Treinadores certificados com qualificações de organizações veterinárias respeitáveis são a melhor escolha. Esses treinadores trabalham tanto com você quanto com seu cão em uma base individual, criando um programa de treinamento personalizado para abordar os gatilhos específicos de ansiedade de seu cão. Eles podem fornecer exercícios para praticar em casa e ajudar seu cão a desenvolver comportamentos de autocontrole, ao mesmo tempo em que mostram que certas situações não precisam ser temidas.
Introduzir ou reintroduzir gradualmente seu cão ao veterinário de maneira positiva ajudará a perceber que o consultório veterinário não é tão assustador quanto eles inicialmente pensavam. Esse processo exige paciência, atenção e amor, mas os benefícios de uma visita tranquila ao veterinário são inestimáveis para a saúde e bem-estar de seu animal de estimação.
Portanto, siga as dicas e conselhos dos veterinários para tornar as visitas ao veterinário uma experiência mais positiva e menos estressante para você e seu companheiro de quatro patas.