Frete Grátis acima de R$150 (Consulte Regiões)

Pet idoso: Um guia de cuidados para a terceira idade animal

Foto de capa da postagem sobre Pet Idosos e os cuidados para a terceira idade animal.

Ele nunca perde aquele ar de bebê e nem as manias que criou durante toda a vida, mas os sinais do tempo já começam a se fazerem presentes. Bem-vindo à vida de tutor de pet idoso!

Essa fase, bem sabemos, pode ser marcada pela necessidade de muitas adaptações da rotina do seu pet, sobretudo porque ele já deixa de ter aquele vigor físico que tinha durante a sua infância, adolescência e até mesmo durante a vida adulta.

Nessa fase, ele certamente vai precisar dormir um pouco mais, precisará de uma ajudinha extra para pular no sofá ou na cama e terá algumas necessidades mais específicas em relação à sua alimentação, que precisará ser mais molinha e palatável.

Mas não são só esses os cuidados que temos de ter com um pet idoso.

A idade, como bem sabemos, chega para todos – e só quem ama o seu pet sabe o quanto quer que ele viva bem e por muitos anos -, mas ela pode se tornar uma etapa feliz demais se nos cercarmos de alguns cuidados especiais.

Quer saber quais são eles e como tornar a velhice do seu pet mais feliz? Vem ver!

1 – É hora de adaptar a alimentação do seu pet idoso

A mudança da idade torna a digestão do pet muito mais lenta, o que passa, então, a requerer, alguns cuidados especiais. Além disso, os dentinhos que sempre tornaram as brincadeiras mais “criativas”, tendem a se tornar mais frágeis.

Por conta disso, é mais do que fundamental que a alimentação dele seja adaptada para essa nova realidade e o ideal é que seu pet idoso passe por um veterinário especializado em nutrição para a geriatria animal.

É bem comum que os pets percam peso nessa faixa etária por conta de problemas relacionados à dentição que podem, no entanto, ser evitados com cuidados constantes que se estendem ao longo da vida, como escovação dentária e, ainda, limpezas periódicas.

2 – A suplementação vitamínica pode vir a ser necessária

As vitaminas podem vir a ser fundamentais para a nutrição adequada do seu pet idoso, sobretudo para fornecer os nutrientes necessários que a alimentação, por si só, pode não ser mais capaz de suprir.

Isso pode ser acompanhado, no entanto, por meio dos exames de sangue, que devem ser mantidos sempre em dia durante toda a vida do seu pet, independentemente da idade dele ou do estágio da vida.

3 – A atividade física deve ser mantida, mas os limites do seu pet devem ser respeitados

Imagem ilustrativa da postagem sobre Pet Idosos e os cuidados para a terceira idade animal

Aqueles longos passeios ou as brincadeiras mais intensas podem já não ser uma possibilidade para o seu melhor amigo. Isso não quer dizer, no entanto, que elas não devam mais fazer parte do dia a dia dele.

Por conta disso, é fundamental manter uma rotina sempre muito ativa, ainda que os momentos de brincar e de passear sejam adaptados à nova realidade.

Os pets sempre darão sinais de cansaço, no entanto, que devem ser respeitados pelo tutor. Sem forçar a barra, ok?

4 – Banhos, escovação dos pelos e todos os cuidados relacionados à higiene devem ser mantidos

Imagem ilustrativa da postagem sobre Pet Idosos e os cuidados para a terceira idade animal.

Eles podem parecer mais friorentos do que de costume, mas isso está longe de querer dizer que os procedimentos de higienização vão causar mal para o seu pet idoso.

Mantê-los é uma forma de cuidar do seu melhor amigo, tanto da pelagem quanto da própria pele. No entanto, utilizar produtos mais suaves são fundamentais para a manutenção da qualidade de vida do seu melhor amigo.

As tosas podem até mudar em termos de configuração do tamanho do pelo, mas devem ser mantidas para que ele sempre fique com aquela carinha de bebê eterno que nós tanto amamos!

5 – Busque por equipamentos que possam manter a rotina do pet mais segura

Atualmente, o mercado voltado para pets tem investido muito em materiais que possam tornar a rotina do pet idoso mais segura e mais confortável, sem privá-lo da vida que ele sempre teve.

É possível encontrar, hoje, meias antiderrapantes para que o caminhar dele se torne mais seguro, sobretudo em pisos que não são preparados para o animal.

Escadas também podem facilitar o acesso dele ao sofá e à cama e é possível, até mesmo, encontrar tapetes antiderrapantes que podem suportar a caminha, o comedouro e o bebedouro, tornando a vida dele, como um todo, mais segura.

Vale lembrar, sempre, que todos esses cuidados devem ser tomados para preservarmos a integridade física do animal, que tende a apresentar problemas articulares quando a velhice chega.

Assim, ele pode não ser mais capaz de saltar ou mesmo de ficar muito tempo em uma mesma posição.

Por conta disso, é fundamental que adaptemos nosso lar para que ele sempre se sinta seguro e confortável para viver a vida que sempre viveu, mas com a atenção de que ele agora precisa.

6 – Intensifique os cuidados veterinários

Imagem ilustrativa da postagem sobre Pet Idosos e os cuidados para a terceira idade animal.

Tal como quando a idade chega para nós, a idade, para os pets, pode favorecer o surgimento de complicações que são bastante comuns, como hipertensão, diabetes, colesterol elevado e até mesmo complicações do trato urinário e digestivo.

Quem pode cuidar disso é o veterinário da sua confiança, prescrevendo dietas, medicamentos ou até mesmo tratamentos mais complexos, que podem ser decisivos para a qualidade de vida do seu melhor amigo.

Por conta disso, é fundamental que os exames clínicos e o controle dos exames laboratoriais sejam feitos cuidadosamente. Isso vai prevenir complicações mais avançadas que afetarão e muito a qualidade de vida do seu pet idoso.

7 – Fique de olho no esquema vacinal

As vacinas devem ser mantidas sempre em dia e algumas são até mais específicas para o público idoso.

Para saber exatamente quais são aquelas mais indicadas para o seu pet, a consulta veterinária é imprescindível de ser mantida sempre em dia.

Portanto, busque por orientação médica especializada em geriatria, o que vai garantir que você seja sempre o tutor que foi, cercando seu pet de cuidados em todas as fases da vida dele.

8 – O carinho e o amor que você sempre dedicou ao seu pet serão os mesmos ao longo de toda a vida dele, pode ter toda certeza!

Imagem ilustrativa da postagem sobre Pet Idosos e os cuidados para a terceira idade animal.

Você lembra de toda a paciência que precisou ter quando ele teve de aprender qual o lugar certo de fazer xixi? Lembra quantos chinelos e sapatos foram estragados por aqueles dentinhos que queriam conhecer todo o mundo?

Lembra dos passeios, das brincadeiras e de todo o carinho que aqueles olhinhos sempre dedicaram a você?

Tudo isso vai continuar durante a terceira idade, por assim dizer, do seu pet. Mas, é preciso lembrar, tudo será diferente.

O ritmo da vida dele será completamente alterado. Os passinhos serão mais lentos e o olhar pode até se tornar mais enevoado. Isso não quer dizer, no entanto, que ele deixou de ser quem sempre foi.

Nós, quando adotamos um pet, assumimos um compromisso por toda aquela vida que recebemos em nossa vida, o que deve ser continuado também na velhice.

Portanto, por mais que esse tempo demande mais de nós, enquanto tutores, ele sempre será recompensador e teremos, certamente, uma vida muito bonita pela frente, junto dos nossos melhores amigos que, agora, precisam de uma dose de carinho e amor extra!

Avatar

bondu

Tenho interesse em informações sobre: