Plantas tóxicas para animais: Quais são as plantas que não devemos ter em nossas casas?
Curiosos e empolgados, que atire a primeira pedra o peludo que nunca revirou a terra de uma plantinha nova da nossa casa.
No entanto, algumas plantas tóxicas para animais devem ficar bem distantes da nossa casa, sobretudo porque são capazes de causar complicações para a saúde do nosso melhor amigo.
Quer saber quais são as plantas tóxicas para animais que devem passar bem longe dos nossos lares? Vem ver!
1 – Dama da noite
Sua flor é encantadora e o seu cheiro é realmente uma obra-prima da natureza, capaz de atrair os mais diferentes tipos de insetos e de passarinhos.
Mas as suas folhas são tóxicas e, por conta disso, a planta deve ficar bem longe dos focinhos mais curiosos – sendo ainda melhor não tê-la em casa, caso você tenha um pet ou planeje uma adoção.
Os sintomas que a ingestão da dama da noite causa são vômitos, náuseas, alucinações, distúrbios psicomotores e comportamentais e, ainda, grande agitação.
Caso você tenha a planta em casa e note esse tipo de comportamento em seu pet, convém levá-lo imediatamente ao veterinário.
2 – Coroa de Cristo
A planta é naturalmente encontrada em cercas vivas, sobretudo por possuir espinhos e folhagem bastante densa.
Por ter espinhos em seu caule, ela naturalmente espanta cachorros e gatinhos, mas caso alguém se aventure a brincar junto à planta, é importante ser rapidamente contido.
Isso porque a planta tem uma toxina que é exalada pela planta por meio do seu látex.
Quando esse subproduto entra em contato com a pele do animal de estimação, acaba por causar dor, inchaço e bastante vermelhidão na área contaminada.
Caso entre em contato com os olhos do pet a situação pode ser ainda mais grave, causando até mesmo cegueira.
3 – Palmeira Cica
A palmeira é uma das plantas tóxicas para animais que devemos evitar ter em nossa casa, apesar de ser muito bonita e frequentemente utilizada em projetos de paisagismo.
No entanto, por trás da sua beleza e do esplendor da planta, existem três toxinas que podem prejudicar a saúde do nosso pet: uma delas, ainda não identificada, a cicasina e o beta-metilaminio-L-alanina.
Embora essas três toxinas atraiam mais os animais, é importante que até mesmo para os tutores a planta pode apresentar risco.
Em casos de intoxicação severa, a Palmeira Cica pode até mesmo levar o pet ao óbito. Portanto, mantenha-a longe dos seus animais de estimação!
4 – Azaleia
Ela é uma planta linda, é fato. Seus arbustos tipicamente arredondados são excelentes para ornamentar nossas casas e atualmente é possível até mesmo encontrá-las em formato ideal para pequenos vasos, para termos também dentro de nossas casas.
No entanto, a planta, apesar de ser realmente esplendorosa, traz consigo um risco para os animais domésticos, variando a gravidade dos sintomas a partir da quantidade que foi ingerida pelo pet.
Os sintomas de intoxicação causados pela azaleia são bastante diferentes e vão de perda do apetite, vômitos, cegueira momentânea, coma, queda de pressão, diarreia, arritmia cardíaca e salivação intensa.
Se o seu pet tiver contato com a azaleia e apresentar qualquer um desses sintomas, é fundamental encaminhá-lo a um serviço de urgência.
5 – Lírio
O lírio é uma planta incrível, que fornece flores de delicado perfume, que inunda a nossa casa.
No entanto, por trás de toda essa graciosidade se esconde uma planta altamente tóxica, que pode causar um quadro de mal-estar bastante intenso em nossos pets.
Dentre os sintomas que a intoxicação por lírio pode causar, os mais comuns são irritação ocular e de mucosas, vermelhidão na pele do pet, dificuldade para engolir alimentos, delírio e, em casos mais complicados, problemas respiratórios.
Vale lembrar que isso pode ser causado sem que o pet sequer entre em contato com a planta, seja para brincar ou para atacá-la. Apenas o aroma do lírio já é o suficiente para causar o quadro de intoxicação.
6 – Espada de São Jorge
Muito comum em casas e em ambientes empresariais, a espada de São Jorge é uma planta ornamental muito comum no Brasil, sobretudo porque muitas pessoas acreditam que ela está associada aos bons fluídos energéticos para a nossa vida.
No entanto, para os pets, ela está bem longe de ser uma companhia muito agradável.
Quando ingerida por animais domésticos, a espada de São Jorge faz com que eles passem a salivar, leva os bichinhos a ter espasmos musculares, dificultando seus movimentos e, ainda, pode causar complicações respiratórias.
Mesmo com todos esses problemas relacionados à sua ingestão, ainda é considerada uma das plantas menos tóxicas aqui listadas. Ainda assim, inspira cuidados e, certamente, é melhor não estar ao alcance dos nossos pets.
7 – Hera
A hera é uma planta que pode ser encontrada de diferentes formas nas casas brasileiras, seja em forma de trepadeira, de arbusto ou até mesmo em composição com outros tipos de folhagens.
Graciosa, é uma planta que tem tons muito bonitos e um formato único em suas folhas.
Já para os animais, a hera não tem muita coisa de bonita, sobretudo por conta do seu óleo, o urushiol, que acaba irritando mucosas, causando coceira excessiva e até mesmo dificuldade para respirar.
Caso seu bichinho tenha entrado em contato com a hera e apresente qualquer um desses sintomas, se faz urgente uma consulta médica.
Quais são as plantas não tóxicas para animais? Quais podemos ter em casa com segurança?
Se você ama plantinhas tanto quanto ama seus pets, preparamos uma lista das plantas que não são tóxicas para gatos e cachorros. Veja agora quais você pode ter em casa sem maiores preocupações com a segurança do seu pet!
- Bromélia – Embora não sejam tóxicas, é importante ficar de olho no acúmulo de água no interior da bromélia, que pode ser convidativo para o mosquito transmissor da dengue;
- Lavanda – Com cheiro delicioso, é uma planta que inspira a calma e a tranquilidade em nossos lares e pode ser plantada dentro e fora de casa. É uma excelente substituta para o lírio, se você ama o aroma de plantas em seu lar;
- Amor perfeito – As suas flores são até mesmo comestíveis e podemos encontrá-las na decoração de diferentes pratos da alta gastronomia. E se seu pet atacá-la, zero problemas!;
- Orquídeas – Embora existam inúmeras variações das orquídeas, há algo de comum entre elas: são plantas não-tóxicas para cães e gatos. Além disso, está entre as plantas preferidas dos brasileiros.